quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Infantilidades

Ah que saudades dos tempos da infância... Aqueles em qua ainda nem andávamos na escola e que não tínhamos de saber de cor como se calcula o quadrado da hipótenusa, ou os Reis todos até à 4ª dinastia.

É curioso as coisas que nos lembramos de criança, sim porque já não me lembro quem era a mulher de D. Filipe I nem como se calculam derivadas, senos e cosenos, mas lembro-me das lengalengas e dos travalinguas da infância que rebusco nos fundos da minha memória e os repito aos meus sobrinhos... e são barrigadas de rir!

Ora aí vão alguns exemplos pra recordar.

A PIA
Debaixo daquela pia que pinga está um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!

A Cabra Parda
Quem merca pouco cabra parda
Pouco cabra parda paga.
Uma cabra carga trapos
Outra cabra trapos carga

O rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia

Um tigre, dois tigres, três tigres

Padre Pedro prega pregos. Pregos prega padre Pedro...

Se cá nevasse fazia-se cá ski.

Um limão, dois limões, meio limão.

Que faria o Faria, se não fosse Faria?
Faria o que faria, quem não fosse faria.

O Bolas
Veio comigo ter um bolas, que tinham roubado as bolas ao jogo das bolas. Ora o bolas, que roubou as bolas ao jogo das bolas, que dê as bolas ao bolas, porque o jogo das bolas sem bolas, Orabolas!

A Velha
Estava a velha em seu lugar, veio a mosca incomodar, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava a aranha em seu lugar, veio o rato incomodar. O rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

Estava o rato em seu lugar, veio o gato incomodar. O gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

Estava o gato em seu lugar, veio o cão incomodar. O cão no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

Estava o cão em seu lugar, veio o pau incomodar. O pau do no cachorro, o cão no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

Estava o pau em seu lugar, veio o fogo incomodar. O fogo no pau, o pau do no cão, o cão no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

Estava o fogo em seu lugar, veio a água incomodar. A água no fogo, fogo no pau, o pau do no cao, o cão no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

Estava a água em seu lugar, veio o homem incomodar. O homem na água no fogo, fogo no pau, o pau do no cao, o cao no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

Estava o homem em seu lugar, veio a mulher incomodar. A mulher no homem, o homem na água no fogo, fogo no pau, o pau do no o, o cao no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar!

1 comentário:

pufa disse...

epá, que língua afiada e que memória de elefante! cá para mim isto meteu wikipédia! eheh

Uma meia meia feita,
outra meia por fazer.
Diga lá minha menina,
quantas meias vêm a ser?